HCD

Oficina de “Metodologias e Didática para adultos”

Atualizado em: Segunda, 23 Abril 2018 17:04. Acessos: 303.

Oficina "Metodologias e Didática para adultos"

Entre os dias 20 a 22 de março, ocorreu no Kubitscheck Plaza a primeira Oficina de “Metodologias e Didática para Adultos” realizada pela Cooperação Trilateral Brasil-Alemanha, no âmbito do programa HCD, com apoio metodológico da AIZ.

Esta oficina proporcionou um espaço de compartilhamento de experiências e acréscimo de técnicas aos instrutores dos cursos HCD realizados em 2017 e previstos para 2018. Os principais conteúdos trabalhados foram: princípios didáticos de ensino para adultos e ferramentas metodológicas, estratégias para desenvolvimento de planos de cursos, técnicas de moderação, interculturalidade, gerenciamento de conflitos, ferramentas de avaliação e monitoramento pós cursos.

Estiveram presentes representantes das principais instituições parceiras aos projetos HCD da Cooperação Trilateral: IBAMA - curso “Avaliação de Impacto Ambiental”; SENAI - “Sistemas Fotovoltaicos”; Ministério do Meio Ambiente (MMA) - “Educação Ambiental no Contexto da Agricultura Familiar”; CETESB - “Gestão para Resultados em Áreas Protegidas”; Sistema Florestal Brasileiro - “Instrumentos de Política Florestal e Aplicação de Campo”; e, ICMBIO - “Remediação de Áreas Contaminadas”. Espera-se, assim, fortalecer os laços institucionais e responder às demandas dos terceiros países com cursos de grande impacto ajustados às suas expectativas.