
Este projeto trilateral entre Palestina, Brasil e Alemanha busca fortalecer a conexão entre a formação profissional verde, as competências para os jovens e as perspectivas econômicas futuras.
Na Palestina, cerca de 50 instituições públicas de Ensino Técnico e Formação Profissional (TVET) oferecem cursos na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental. Embora as profissões tradicionais ainda sejam importantes, o governo palestino tem como prioridade a empregabilidade dos jovens, o fortalecimento do sistema TVET e a cooperação com o setor privado. A instalação e manutenção de painéis solares já é oferecida, mas há necessidade de uma abordagem mais robusta.
O setor de energias renováveis na Palestina, apesar de frágil, é amparado por duas leis, endossadas por decretos presidenciais e regulamentadas pela Autoridade Palestina de Energia e Recursos Naturais (PENRA), focadas na eficiência energética, uso de recursos renováveis e tarifas de compra de energia. A pandemia de COVID-19 ressaltou a necessidade de ajustar o sistema TVET para preparar melhor os jovens para o futuro.
Países envolvidos: Palestina, Brasil e Alemanha
Duração
2020-2023
Financiamento
- Financiamento Palestina: 120.000 EUR
- Financiamento Brasil: 300.000 EUR
- Financiamento Alemanha: 300.000 EUR