Formas de atuação

Atualizado em: Sexta, 20 Abril 2018 17:27. Acessos: 530.


O Programa de Cooperação Trilateral Brasil-Alemanha consiste em duas áreas de atividade principais: a primeira, por meio dos projetos clássicos de cooperação, tem como ênfase a experiência e conhecimentos compartilhados pelos países envolvidos, e busca principalmente o desenvolvimento de estratégias e soluções para as demandas dos terceiros países. A parceria entre Brasil-Alemanha tem realizado projetos conjuntamente com países como Moçambique, Peru, Gana, Bolívia e Equador.

A execução conjunta desses projetos é fundamental, nesse tipo de relação, desde o planejamento, até a avaliação dos resultados, já que as contribuições de cada agente devem ser complementares, gerando benefício para todos.

A segunda forma de atuação é o Programa de Desenvolvimento de Capacidades HCD (Human Capacity Development), que promove cursos de capacitação de curta duração no Brasil. Estas capacitações são realizadas por instituições técnicas brasileiras com relevante expertise técnica, com apoio da ABC e da GIZ. O conteúdo técnico do treinamento é de responsabilidade principal das instituições brasileiras, enquanto o lado alemão se concentra no apoio às metodologias de compartilhamento de conhecimento, além de fornecer ferramentas para monitorar e avaliar os resultados e impactos do treinamento.