
A Cooperação Trilateral Brasil–Alemanha é uma parceria estratégica entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), implementada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Desde o início dos anos 2000, Brasil e Alemanha vêm unindo forças para apoiar iniciativas de desenvolvimento sustentável em países parceiros da América Latina e do Caribe, da África e da Ásia, promovendo boas práticas e políticas públicas exitosas para serem adaptadas às necessidades locais por meio da troca de experiências, tecnologias e conhecimentos.
As cooperações trilaterais — ou triangulares — são uma modalidade de cooperação internacional com três ou mais países que compartilham responsabilidades, recursos e saberes. Esse modelo visa potencializar vantagens comparativas e gerar impactos concretos e sustentáveis, especialmente em temas como transição justa, mudança climática, igualdade de gênero, fortalecimento institucional e inclusão social.
Em 2010, Brasil e Alemanha firmaram um Memorando de Entendimento que consolidou os princípios e diretrizes dessa parceria. Desde então, a Cooperação Trilateral Brasil–Alemanha evoluiu para uma iniciativa contínua, reconhecida internacionalmente como referência na modalidade.
Por meio de projetos concretos, eventos regionais e capacitações multilaterais, a parceria tem contribuído significativamente para:
- fortalecer capacidades locais nos países parceiros,
- promover o diálogo político internacional sobre desenvolvimento sustentável,
- fomentar alianças multiatores com o setor público, sociedade civil, setor privado e academia,
- e impulsionar a integração de temas estruturais como a equidade de gênero e a justiça climática.
Com base no intercâmbio técnico, no diálogo horizontal e na construção de caminhos sustentáveis, a Cooperação Trilateral Brasil–Alemanha segue comprometida com a promoção de um desenvolvimento justo, inclusivo e resiliente — conectando regiões e ampliando as vozes do Sul Global no cenário internacional.