Sobre nós

Atualizado em: Sexta, 15 Junho 2018 14:24. Acessos: 102.


Cooperações trilaterais são projetos de cooperação planejados, financiados e implementados em conjunto entre países desenvolvidos, potências emergentes e países em desenvolvimento. Por meio de uma combinação dos pontos fortes e experiências de dois apoiadores, geram-se soluções inovadoras e sustentáveis que atendam às necessidades dos países em desenvolvimento.

Brasil e Alemanha são parceiros há mais de cinco décadas na busca do fortalecimento do desenvolvimento sustentável e, mais recentemente, do enfrentamento de problemas que afligem o mundo inteiro, como o aquecimento global, a conservação e uso das Florestas Tropicais e a ampliação do uso de energias renováveis e do aumento da eficiência energética. Desde o início dos anos 2000, começaram a pilotar projetos para combinar as expertises brasileira e alemã em benefício de outros países em desenvolvimento. Dessas experiências foram definidas metas e princípios conjuntos para a Cooperação Trilateral Brasil-Alemanha, celebrados em um Memorandum de Entendimento (MoU) no ano de 2010.

A partir daí, surge o Programa de Cooperação Trilateral Brasil-Alemanha, que busca contribuir para melhorar as condições de vida de populações vulneráveis de países em desenvolvimento, através do fortalecimento institucional e da promoção do desenvolvimento ambientalmente sustentável, socialmente justo e economicamente viável. Com duração prevista de 2015 a 2018, o Programa envolve, do lado brasileiro, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e, do lado alemão, o Ministério Federal de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento (BMZ) por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) GmbH.

O programa também possibilita o aumento dos benefícios para os países e instituições envolvidos, através da valorização e aprimoramento das experiências e competências, intercâmbio de tecnologias e informação, além da difusão de experiências bem sucedidas acumuladas durante os anos de duração do Programa. As ações de cooperação também são responsáveis por intensificar os laços existentes entres países e a ampliação da rede de relações internacionais.

download do factsheet