Parceiros

Atualizado em: Domingo, 19 Março 2023 16:49. Acessos: 382.


 

Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que integra a estrutura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem como atribuição negociar, coordenar, implementar e acompanhar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica, executados com base nos acordos firmados pelo Brasil com outros países e organismos internacionais.

Para desempenhar sua missão, a ABC se orienta pela política externa do MRE e pelas prioridades nacionais de desenvolvimento, definidas nos planos e programas setoriais de Governo.

 

O Ministério das Relações Exteriores (ou Itamaraty) é o órgão do Poder Executivo responsável pela política externa e pelas relações internacionais do Brasil, nos planos bilateral, regional e multilateral. O Itamaraty assessora o Presidente da República na formulação da política exterior do Brasil e na execução das relações diplomáticas com Estados e organismos internacionais.

 

Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha. Formula as orientações estratégicas da política de desenvolvimento do governo alemão, bem como dá as diretrizes para a sua implementação. Em cooperação com outros países, como o Brasil, conduz o diálogo sobre a política de desenvolvimento por meio de projetos e programas bilaterais. As ações acordadas nesse diálogo são realizadas em nome do BMZ pelas organizações implementadoras governamentais, como o KfW – Banco Alemão de Desenvolvimento, com cooperação financeira, e a GIZ - com cooperação técnica.

 

Em alemão, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, é a empresa federal alemã de utilidade pública para a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. A GIZ atua no Brasil em nome de dois principais ministérios alemães, o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e o Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMUB). Possui vários acordos com instituições públicas e privadas brasileiras voltadas para a superação dos desafios globais como mudanças climáticas e conservação da biodiversidade. Os principais pontos da cooperação entre o Brasil e a Alemanha estão nos temas: Energias Renováveis e Eficiência Energética, e Proteção e Uso Sustentável das Florestas Tropicais.