Entre os dias 27 e 30 de maio, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, aconteceu a oficina “Gestão de Projetos de Cooperação Trilateral (TrC)”, organizada pelo Fondo Regional para la Cooperación Triangular con socios de América Latina y el Caribe. Ativo desde 2011, o fundo é financiado pelo Ministério Alemão de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ).
O principal objetivo da oficina foi compartilhar ferramentas para a implementação de projetos, como instrumentos de gestão, sistematização, monitoramento e avaliação de projetos. Os técnicos da GIZ que trabalham na implementação de projetos trilaterais, fez-se presente com 3 projetos:
“Yu – Raya” Energía e Luz para a Vida, em Honduras; Adaptação baseada em ecossistemas para a reativação econômica familiar camponesa, na Bolívia; e Fortalecimento de capacidades técnicas para o incentivo da inovação das MPMEs do setor de agroindústria e cosméticos, na República Dominicana.
Além de aprimorar as capacidades de técnicos das instituições envolvidas, o momento serviu para o aumentar os laços e promover o intercâmbio entre os diferentes projetos da região. Atualmente, Brasil e Alemanha atuam em 7 projetos de cooperação trilateral, sendo 6 na América Latina e 1 na África, sob coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE).