Intercâmbio COTRIPRI

Intercâmbio de experiências sobre atenção integral à primeira infância, como parte da cooperação trilateral Paraguai, Alemanha e Brasil

Atualizado em: Quarta, 11 Setembro 2024 10:38. Acessos: 57.

A construção de caminhos para o cuidado integral de crianças de 0 a 3 anos foi tema do intercâmbio de experiências entre educadores itinerantes e visitadores de programas de primeira infância dos governos do Paraguai e do Brasil.

O encontro foi realizado em Ciudad del Este, cidade fronteiriça entre Paraguai e Brasil, de 26 a 29 de fevereiro deste ano. A atividade contou com a participação de um total de 75 educadores itinerantes, coordenadores locais do Ministério da Infância e Adolescência do Paraguai e visitadores, supervisores e multiplicadores do Programa Criança Feliz do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do Brasil; além de representantes de instituições estaduais e municipais brasileiras, que participaram do "Workshop de intercâmbio entre técnicos de primeira infância do Paraguai e do Brasil para o aprendizado de boas práticas de cuidado de crianças de 0 a 3 anos".

Durante os dias do evento, os participantes compartilharam sonhos, desafios, debateram e refletiram sobre dados e propostas para melhorar a atenção à primeira infância. Na oportunidade, o intercâmbio de saberes deu lugar a emoções como empatia, respeito, descoberta, valorização das crianças, troca de métodos, valorização do companheirismo e avanços em matéria de cuidado à primeira infância.

A ocasião foi propícia para a visita a um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) na cidade de Hernandarias, onde os participantes tiveram a oportunidade de conversar com mães e avós de crianças de 0 a 3 anos, acompanhadas por meio da modalidade de visita domiciliar. As mães e avós descreveram suas experiências: "meu neto consegue juntar materiais reciclados e sabe que pode usá-los para brincar, e no seu desenvolvimento eu o vejo muito livre, ele se sente muito seguro."

Os espaços de reflexão deram lugar à esperança, projeção positiva, identificação de boas práticas e inovação para o trabalho com as famílias na modalidade de visitas domiciliares.

A atividade foi realizada no âmbito do projeto de cooperação trilateral "Intercâmbio de experiências para o fortalecimento do trabalho com cuidadores para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos", implementado conjuntamente pelo Ministério da Infância e Adolescência (MINNA) com o apoio do Vice-Ministério de Economia e Planejamento da República do Paraguai; a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil. Além disso, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), do Ministério Alemão para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), atua como parceiro facilitador dessa iniciativa.