HCD

Ministrada a capacitação "Sistemas Fotovoltaicos on grid off grid" no SENAI Taguatinga

Atualizado em: Segunda, 23 Abril 2018 16:46. Acessos: 276.

Cursos "Sistemas Fotovoltaicos on grid e off grid" ministrado no SENAI Taguatinga, Brasília.

Nesta terça (03/10/2017), no contexto do Programa de Cooperação Trilateral, teve início o curso “Sistemas Fotovoltaicos on grid e off grid”, sediado no SENAI Taguatinga - Brasília. Esta capacitação insere-se no âmbito do Human Capacity Development (HCD) e visa suprir demandas de países em desenvolvimento por conhecimento técnico em áreas nas quais haja possibilidade de combinar expertises brasileiras e alemãs por meio da execução de cursos de curta duração no Brasil.

Assim, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e utilizando o relevante conhecimento do SENAI na área de microgeração fotovoltaica, além das contribuições metodológicas da AIZ, este primeiro curso foi moldado para atender às expectativas de instituições Moçambicanas. Quinze participantes, vindos do Ministério dos Recursos Minerais e Energia e do Fundo Nacional para a Energia (FUNAE), realizam treinamentos e visitas técnicas até o dia 11.10, sob a supervisão pedagógica do SENAI.

A programação, criada em conjunto pelos parceiros, adequa-se à realidade dos técnicos e gestores moçambicanos, visando fortalecer as instituições governamentais do país. Assim, os cursos podem complementar os programas bilaterais brasileiros e alemães nesses países, nas áreas de “Energias Renováveis/ Eficiência Energética e Conservação e Uso Sustentável das Florestas Tropicais”. O próximo curso confirmado para novembro/2017, “Avaliação de Impacto ambiental”, será realizado em parceria com o IBAMA e atenderá demandas vindas dos seguintes países: Argentina, República Dominicana e Moçambique.

O programa HCD, portanto, amplia a atuação da Cooperação Trilateral e permite que as instituições técnicas brasileiras dialoguem com suas congêneres nos terceiros países, promovendo maior interação e partilha de experiências. Desejamos, então, aos participantes do curso “Sistemas Fotovoltaicos on grid e off grid” um evento catalisador de mudanças institucionais e incentivador de novas iniciativas.