primeira infância

Fortalecendo a atenção à Primeira Infância: Cooperação entre Brasil, Paraguai e Alemanha

Atualizado em: Quarta, 23 Agosto 2023 14:46. Acessos: 674.

Sra. Teresa Martínez, Ministra da Infância e Adolescência do Paraguai (MINNA) recebe equipes técnicas.

Representantes do Brasil, Paraguai e Alemanha se reuniram para discutir a atenção à primeira infância.

No âmbito do projeto "Intercâmbio de Experiências para o Desenvolvimento de Crianças de 0 a 3 anos de Idade", a Ministra da Infância e Adolescência do Paraguai (MINNA), Teresa Martínez, recebeu representantes da cooperação técnica brasileira e alemã que estavam em missão no Paraguai, para atividade de capacitação e compartilhamento de experiências entre pessoal técnico dos países. O objetivo do projeto é a troca de conhecimentos no tema, que possam contribuir com a melhoria do atendimento prestado por cuidadores de crianças de 0 a 3 anos de idade, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade.

Durante a reunião com a Ministra paraguaia, participantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil (MDS), Ministério da Infância e Adolescência do Paraguai (MINNA), e Agência Alemã de Cooperação Internacional, discutiram os progressos realizados nos programas de primeira infância no Paraguai e no Brasil e as próximas atividades do projeto. A Ministra Martínez destacou os avanços significativos alcançados, enfatizando a importância da cooperação entre nações vizinhas que enfrentam desafios semelhantes.

Uma notável iniciativa mencionada foi o estabelecimento de 19 “Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI)” em locais estratégicos pelo Paraguai. Coordenados pelo MINNA, esses espaços são fruto da colaboração entre diversos Ministérios e educadores itinerantes que realizam visitas domiciliares.

Essa reunião realça a importância da cooperação internacional no desenvolvimento infantil, destacando os esforços conjuntos dos três países para proporcionar um futuro melhor para as crianças.