Eco inovação na Bolívia

Impulsionando a Eco inovação na Bolívia: Cooperação Trilateral Brasil-Alemanha- Bolívia  

Atualizado em: Segunda, 29 Janeiro 2024 16:48. Acessos: 267.

Entre os dias 20 e 24 de novembro de 2023, Cochabamba, na Bolívia, foi o palco do Workshop de Planejamento do Projeto de Cooperação Trilateral entre a Bolívia, o Brasil e a Alemanha (COTRIABE). Este evento crucial reuniu diversos órgãos e instituições de renome, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Cooperação alemã por meio da GIZ, além de entidades locais como o Ministério de Recursos Hídricos e Irrigação, o Governo de Cochabamba e os Governos Autônomos de três municípios envolvidos.  

O principal objetivo do projeto COTRIABE é a geração e a aplicação de inovações tecnológicas voltadas para a conservação e a restauração ecológica nos vales mesotérmicos bolivianos. Além disso, busca-se o desenvolvimento de capacidades locais de pesquisadores, produtores e instituições, visando impulsionar não apenas o crescimento econômico, mas também a agricultura familiar na região.  

Além do workshop foram realizadas visitas a centros de pesquisa e fazendas locais. Estas atividades permitiram um entendimento mais profundo das necessidades específicas do país e também abriram espaço para discutir a oferta de assistência técnica. Como resultado desse encontro estratégico, foi elaborada a estrutura lógica do projeto, bem como planos operacionais detalhados e estabelecidos elementos essenciais para um acompanhamento eficaz do projeto.  

O impacto desse esforço colaborativo transcende as fronteiras da agricultura: a iniciativa promove a resiliência agrícola frente às alterações climáticas, estabelecendo, ao mesmo tempo, uma base sólida para a recuperação ecológica. Além disso, cria um ambiente propício para o desenvolvimento de novas ações e projetos ecológicos que contribuem para a sustentabilidade da região.  

O Workshop de Planejamento COTRIABE não apenas representa um marco importante na cooperação trilateral entre Bolívia, Brasil e Alemanha, mas também sinaliza um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e próspero para os vales bolivianos e suas comunidades.