desenvolvimento infantil

Intercâmbio sobre o trabalho com famílias para o desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos. Projeto Trilateral – COTRIPRI

Atualizado em: Segunda, 29 Janeiro 2024 16:47. Acessos: 301.

De 11 a 15 de dezembro de 2023, na sede do Instituto Técnico Superior de Infância e Adolescência no Paraguai, ocorreu um intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre visitas domiciliares, com o objetivo de apoiar o Ministério da Infância e Adolescência (MINNA) na qualificação, com foco socioeducativo, dos cuidadores de crianças de 0 a 3 anos, no âmbito do Projeto de Cooperação Trilateral "Troca de experiências para o fortalecimento do trabalho com cuidadores para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos". 

A abertura contou com a presença do vice-ministro do MINNA juntamente com diretores da instituição; representantes do Fundo Regional para a Cooperação Trilateral com parceiros da América Latina e do Caribe, da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) do Paraguai e Brasil, da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil. 

O projeto busca fortalecer o trabalho dos cuidadores, as jornadas foram realizadas por técnicas especialistas no tema de visitas domiciliares como abordagem metodológica para o desenvolvimento infantil. Durante os encontros, os 42 participantes tiveram acesso a palestras, diálogos, vídeos educativos, atividades práticas, experiências vivenciais e dinâmicas que valorizam o diálogo entre teoria e prática, reconhecendo o sujeito como ativo na construção do conhecimento, que advém de sua própria experiência, e discutindo situações vivenciadas no cotidiano, favorecendo a identificação de problemas e suas soluções. 

A facilitadora aprofundou a importância de experiências com cuidadores sensíveis e atentos às necessidades da infância no início da vida, pois a relação afetiva afeta diretamente o desenvolvimento precoce. As realidades encontradas pelo educador não são ideais, por isso é fundamental estar sensível às necessidades e estar preparado para explicar e colaborar com as famílias. 

Os participantes concordaram que o tema do intercâmbio para o trabalho com famílias para o desenvolvimento infantil é relevante para o trabalho que estão realizando e que foi um excelente investimento de tempo.