Cooperação Trilateral

Início das atividades do Projeto de Cooperação Trilateral entre Paraguai, Brasil e Alemanha: "Cultura de integridade como pilar para o desenvolvimento sustentável no setor empresarial e nas novas gerações no Paraguai"

Atualizado em: Segunda, 29 Janeiro 2024 16:52. Acessos: 309.

Recentemente, foi lançado o Projeto Trilateral "COTRI - INTEGRIDADE E NOVAS GERAÇÕES", com o objetivo de consolidar o programa de incentivos ao setor empresarial "Selo de Integridade", bem como promover esforços do setor público e privado para sensibilizar as novas gerações sobre a cultura de integridade e sua relevância para o futuro emprego.

Este projeto surge após a conclusão do Projeto de Cooperação Trilateral "Fortalecendo a integridade para superar tempos de crise", implementado no Paraguai com o apoio da Secretaria Nacional Anticorrupção no Paraguai - SENAC, com o Ministério da Indústria e Comércio - MIC. A cooperação com o principal parceiro no Brasil foi altamente contributiva, com a participação da equipe técnica da Controladoria Geral da União (CGU) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, trocando experiências de mais de 10 anos com o programa de incentivos "Selo Pro-Ética" e capacitando os membros do Comitê Selecionador no Paraguai. O papel da Alliance for Integrity, implementado pela Agência de Cooperação Alemã (GIZ), foi crucial na capacitação das micro, pequenas e médias empresas (MIPYMES) na implementação de programas de integridade e na adaptação da ferramenta TIA ao setor público paraguaio.

Para a execução do projeto, está previsto o apoio da Secretaria Nacional Anticorrupção, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério da Educação e Ciências, Ministério da Infância e Adolescência, Secretaria da Juventude e Instituto de Belas Artes no Paraguai; da Controladoria Geral da União - CGU e da Agência Brasileira de Cooperação - ABC no Brasil; bem como da GIZ, por meio da iniciativa global Alliance for Integrity.

Os grupos-alvo deste projeto incluem representantes de MIPYMES e grandes empresas no Paraguai, além de funcionários e instituições públicas da República do Paraguai. Também abrange as novas gerações, como crianças e adolescentes, visando à inclusão de recursos relacionados à integridade, especialmente por meio da capacitação do corpo docente, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades. A melhoria do ambiente de negócios no Paraguai traz amplos benefícios e contribui para a imagem positiva do país.

Essas iniciativas terão um impacto positivo na sociedade como um todo, sensibilizando não apenas os envolvidos no selo, mas também a população em geral sobre os benefícios de agir com ética e integridade. A construção de uma cultura de integridade no Paraguai é possível graças à contribuição e união de todos os atores comprometidos.