Brasil- EU- Alemanha

Aprovadas três propostas de cooperação trilateral para América Latina e Caribe no âmbito da parceria Brasil-EU-Alemanha

Atualizado em: Quarta, 12 Abril 2023 10:00. Acessos: 421.

Barra de logos

No início deste ano, a parceria Brasil-EU-Alemanha aprovou três propostas de cooperação trilateral com a República Dominicana, a Comunidade do Caribe (CARICOM) e Honduras. As iniciativas abrangem o compartilhamento de boas práticas em temas como políticas públicas para pequenas e médias empresas (PMEs) do setor agroindustrial e de cosméticos com a República Dominicana, digitalização da educação e treinamento técnico-profissional com países do Caribe, e distribuição de energia e luz com comunidades isoladas em Honduras.

A cooperação trilateral com a República Dominicana tem como objetivo principal o fortalecimento institucional das entidades dominicanas para aumentar a competitividade das PMEs industriais e agroindustriais do setor de cosméticos. O projeto contará com o apoio técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Paraná. A unidade do SENAI de Goiás, por sua vez, compartilhará seu conhecimento técnico no âmbito do projeto de digitalização da educação e treinamento técnico-profissional (TVET) com países do CARICOM, por meio de uma plataforma digital que estará disponível para todos os Estados membros do bloco. Já a cooperação com Honduras visa a apoiar que aquele país leve eletricidade para populações de áreas isoladas, por meio do projeto "Energia e Luz para a Vida", que terá como instituição brasileira parceira a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

As reuniões de planejamento das iniciativas começaram em março e os workshops para os planejamentos operacionais serão realizados entre maio e junho. Os três projetos têm início previsto para julho de 2023.