Foi realizado em Tegucigalpa, capital de Honduras, entre os dias 20 e 22 de junho, oficina de planejamento do projeto de cooperação trilateral “Yu Raya: Energía y Luz para la Vida”, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), a União Europeia e a Secretaria de Energia de Honduras. Yu Raya, no idioma misquito, significa “Novo amanhecer”.
O projeto surge a partir de modelo brasileiro que levou eletricidade à Vila Restauração, comunidade indígena isolada no Acre, e conta com o conhecimento técnico de especialistas brasileiros da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Grupo Energisa. Os profissionais dessas duas instituições compartilham experiências e práticas com o objetivo de contribuir com a melhoria da sustentabilidade de projetos de “Eletrificação Social”, que diminuem a lacuna de eletrificação em Honduras.
A iniciativa desenvolverá estratégia piloto de eletrificação em Sirsirtara, que será apoiada por representantes locais da comunidade miskita.
No que tange às contribuições da cooperação alemã e da União Europeia, será compartilhada expertise nas áreas de coordenação e monitoramento, além de atividades específicas com as comunidades locais e articulação com a academia, incluindo universidades da Comunidade Europeia, para a instalação de um curso de especialização em micro redes e compra de equipamentos para a instalação do piloto na região.