Yu Raya- Honduras

YU RAYA- Projeto Trilateral vai levar energia elétrica à área isolada em Honduras

Atualizado em: Quarta, 19 Julho 2023 15:50. Acessos: 236.

Representantes de diversas instituições em oficina de planejamento do projeto Yu Raya

Representantes de diversas instituições em oficina de planejamento do projeto Yu Raya

Foi realizado em Tegucigalpa, capital de Honduras, entre os dias 20 e 22 de junho, oficina de planejamento do projeto de cooperação trilateral “Yu Raya: Energía y Luz para la Vida”, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), a União Europeia e a Secretaria de Energia de Honduras. Yu Raya, no idioma misquito, significa “Novo amanhecer”. 

O projeto surge a partir de modelo brasileiro que levou eletricidade à Vila Restauração, comunidade indígena isolada no Acre, e conta com o conhecimento técnico de especialistas brasileiros da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Grupo Energisa. Os profissionais dessas duas instituições compartilham experiências e práticas com o objetivo de contribuir com a melhoria da sustentabilidade de projetos de “Eletrificação Social”, que diminuem a lacuna de eletrificação em Honduras. 

A iniciativa desenvolverá estratégia piloto de eletrificação em Sirsirtara, que será apoiada por representantes locais da comunidade miskita.

No que tange às contribuições da cooperação alemã e da União Europeia, será compartilhada expertise nas áreas de coordenação e monitoramento, além de atividades específicas com as comunidades locais e articulação com a academia, incluindo universidades da Comunidade Europeia, para a instalação de um curso de especialização em micro redes e compra de equipamentos para a instalação do piloto na região.